PESQUISAS




ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE AMBIENTE E USUÁRIO NA CRECHE WALDEMAR DA SILVA FILHO
Análise Pós-Ocupação realizada na Creche Waldemar da Silva Filho (Florianópolis, SC) buscando compreender a relação entre o ambiente educacional e seus diferentes usuários, a partir da ótica da Psicologia Ambiental e da Ergonomia. Esta pesquisa transformou-se em um projeto de Extensão no qual foram propostas alterações espaciais no intuito de potencializar a apropriação e otimizar as relações tanto das crianças, quanto dos/as professores/as com os espaços internos e externos da Creche.
Em parceria com: Mariana Morais Luiz
Orientação: Vanessa Goulart Dorneles
Vera Helena Moro Bins Ely
Análise das igrejas projetadas por Dominikus e Gottfried Böhm em Santa Catarina no contexto do segundo pós-guerra, quando as relações espaço/função/psicologia ambiental foram drasticamente modificadas. Gottfried, filho de Dominikis, foi indicado pelo papa para realizar os projetos e ganhou o prêmio Pritzker em 1986. Sua obra denota grande qualidade arquitetônica e importância histórica, caracterizando-se como importante agente impulsionador da arquitetura moderna em Santa Catarina.




TEMPLOS MODERNOS: ESTUDO DAS IGREJAS PROJETADAS POR DOMINIKUS E GOTTFRIED BÖHM EM SC
Em parceria com: Leodi Antônio Covatti
Orientação: Karine Daufenbach




ESPAÇO PARA BRINCAR: HUMANIZANDO O PÁTIO DA CRECHE ANJO DA GUARDA
Elaboração de um projeto de reforma do pátio da Creche Anjo da Guarda (Florianópolis, SC), cuja configuração original dificultava a apropriação espacial em função de sua aridez e ausência de elementos atrativos às crianças. Em formato de maratona de projeto, 12 bolsistas participaram da elaboração da proposta, que se valeu de desenhos de piso, inserção de mobiliário lúdico e introdução de elementos naturais a fim de humanizar o pátio, torná-lo mais confortável e convidativo e facilitar sua apropriação.
Em parceria com: PET/ARQ UFSC 2012
Orientação: Vanessa Goulart Dorneles
Vera Helena Moro Bins Ely
Em resposta às provocações da disciplina "In(TER)venções no espaço público: a arte e a arquitetura como construtoras de dissensos" ministrada pelo professor Rodrigo Gonçalves dos Santos no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC em 2018, realizou-se uma intervenção em uma passarela no centro de Florianópolis (SC). Conversas com transeuntes, moradores e vendedores que ocupam o local foram transformadas em lambe-lambes e fixadas no chão da passarela, convidando os inúmeros corpos que ocupam este espaço a uma reflexão crítica sobre ele.
Em parceria com: Angélica Camargo
Orientação: Rodrigo Gonçalves dos Santos




SUBJETICIDADE: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO URBANA NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS (SC)


POR UMA POÉTICA DO GESTO: POTÊNCIAS AMBIENTAIS NA ARQUITETURA ATIVADAS POR HÉLIO OITICICA
Dissertação de mestrado elaborada no intuito de investigar as potências da vivência, da experimentação e do cotidiano na arquitetura a partir da obra de Hélio Oiticica. Sua obra articula com maestria estes e outros quesitos e se relaciona de forma íntima com a arquitetura e com a cidade. O termo "ambiental", aqui, referencia a totalidade; o sistema do qual fazem parte obra, criador e participadores de tal modo próximos e interconectados que a questão da autoria e as fronteiras comumente exploradas nos processos convencionais, se dissolvem.
Orientação: Rodrigo Gonçalves dos Santos
Projeto de Conclusão de Curso apresentado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC em 2015, buscando dialogar com as mudanças no currículo da educação nacional que estavam sendo discutidas naquele momento.
O projeto foi um ensaio de arquitetura que buscava servir ao aprendizado e despertar o interesse por ele a partir da autonomia, da liberdade, da arte, do corpo e da conexão com o entorno físico e social, suas preexistências e potências.
Orientação: Rodrigo Almeida Bastos



